temos projeto somos futuro

Técnico de Comunicação

Tipo de curso: Nível IV

Este curso é dirigido a jovens que tenham terminado o 9.º ano e com aptidões em adquirir competências na área de educação e formação de marketing e publicidade.

Para um acompanhamento correto do curso, e garantindo assim o sucesso na sua participação, é conveniente que além do perfil atrás referido, o jovem apresente as seguintes características:

  • Criatividade e dinamismo;
  • Facilidade de comunicação;
  • Capacidade de iniciativa e liderança;
  • Apetência para a adaptação dos conhecimentos adquiridos a novas situações;
  • Sentido de responsabilidade.

Objetivos

O Curso Profissional de Técnico de Comunicação/Marketing, Relações Públicas e Publicidade tem como objectivos preparar jovens profissionais com competências técnicas na área de marketing e publicidade.

Após a finalização deste curso, os seus participantes estarão aptos tecnicamente a: 

  • Colaborar na elaboração e interpretação de estudos que permitam um conhecimento efectivo do mercado em que se insere a organização;
  • Participar na concepção e elaboração de estratégias e planos de marketing da organização;
  • Assessorar no planeamento, organização e definição de objetivos de comunicação de acordo com os objetivos de marketing pre-estabelecidos/definidos;
  • Participar ativamente na execução das ações/tácticas de comunicação dirigidas aos diferentes públicos, tendo em conta as suas atitudes, comportamentos e necessidades;
  • Colaborar e participar na conceção e finalização de campanhas de publicidade, nomeadamente, pela integração ativa em equipas criativas ou de produção;
  • Participar na conceção, produção e seleção, de acordo com o modelo determinado, dos elementos de comunicação gráfica, escrita, visual ou multimédia, necessários para a relação com os públicos e que dão suporte a operações relacionais, incluindo as de cariz promocional ou publicitário;
  • Participar nos projetos de estruturação dos espaços relacionais de forma a obter-se a optimização da relação com os públicos, em coerência com a identidade da organização.

Duração

O Curso terá a duração de 3 anos letivos, com um número total de 3100 horas, repartidas equitativamente pelos 3 anos.

Saídas Profissionais

Criativo numa Agência de Publicidade; Técnico Intermédio em departamento de Marketing, Relações Públicas e Publicidade; Assessor em qualquer área da Comunicação; Vendas e Promoção, pesquisa de mercado; Assistente de um gabinete de assessoria de imprensa; Assistente num departamento de Marketing.