Projeto Educativo

O Projeto Educativo é um documento vértice e ponto de referência, orientador de toda a atividade escolar, baseada na participação possível, realista, motivadora e avaliável para poder ser melhorado (Abalat, 1998).

A Escola Profissional da Guarda, cuja entidade proprietária é a Ensiguarda – Escola Profissional Lda., foi criada com o objetivo de proporcionar ao ensino técnico profissional uma escola profissional aberta e virada para o exterior, com um ensino de excelência, que forme trabalhadores altamente competentes, criativos e autónomos, dotados da real capacidade empreendedora.

Na realidade, só uma escola com um projeto educativo que privilegie a participação ativa dos formandos, voltada para a criatividade e cooperação solidária, aberta à comunidade empresarial envolvente e implicada no desenvolvimento de projetos e atividades participadas poderá atingir o objetivo de promover e desenvolver verdadeiras competências de empreendimento, de inovação e de autonomia, que fomentam o processo de aprendizagem ao longo da vida.

A Ensiguarda é um agente de adesão aos contextos sociais, económicos e culturais, incentivando uma interdisciplinaridade quer vertical, quer horizontal e uma transversalidade de saberes e competências, onde existe uma participação e articulação entre a escola e o mundo organizacional e do trabalho. Assente em alicerces como a transversalidade, a qualidade, a capacidade de inovação e o rigor, vai-se assumindo através de dimensões estruturantes conducentes a uma escola de sucesso e aberta à participação de toda a comunidade.

As sociedades atuais são caracterizadas pelas suas permanentes mudanças, a um ritmo cada vez maior, onde o imprevisível determina e impõe o traçar de novas metas e cenários diversificados. Isto implica a necessidade da (re)criação e da (re)adaptação das competências e atitudes transversais a fim de se atingir um espaço de aprendizagem flexível e interdisciplinar.

Pretendemos que na nossa escola a educação/ aprendizagem seja vocacionada para o mundo do trabalho, o que implica uma interação e articulação entre a Escola e o tecido empresarial envolvente, o que obriga a uma efetiva implementação e desenvolvimento de parcerias, de atividades e projetos quer ao nível nacional quer ao nível da união europeia.

Projeto educativo
Projeto educativo
Projeto educativo
Projeto educativo