Gonçalo Correia, recente finalista do Curso de Mecânica, admitido na Universidade de Cambridge

A Escola Profissional da Guarda é hoje uma escola de referência, assumindo-se como um exemplo de formação científica e técnica, trabalhando verdadeiramente em prol do futuro de todos os seus alunos.

Gonçalo Correia é mais um dos motivos de orgulho e o reconhecimento de um sólido projeto que tem vindo a destacar centenas de jovens no mundo profissional e académico.

Natural de Vila Nova de Foz Côa, Gonçalo confiou à Escola Profissional da Guarda a preparação para um ofício e o sonho de ser mecânico, mas a sua determinação e o permanente estímulo dos seus professores haveriam de ditar um futuro diferente para este jovem.

Os vários períodos de Formação em Contexto de Trabalho, desenvolvidos ao longo do curso e aproximando Gonçalo da realidade empresarial, acabariam por fomentar o desejo de um futuro diferente e que passava, indubitavelmente, pela prossecução dos seus estudos, aprofundando conhecimentos científicos na sua área de eleição. A preparação para os exames nacionais, ministrada na escola, e o encaminhamento para as melhores ofertas no ensino superior começavam a perspetivar esta carreira.

Depois de algumas formações superiores em eletromecânica e em energias renováveis, decide candidatar-se a um curso em Inglaterra, denominado Mechanical Engineering, acabando por ser admitido em Cambridge, pela Anglia Ruskin University, que distingue os seus conhecimentos na área em causa e lhe patrocinará o primeiro ano, designado por Foundation Year.

Consciente da importância deste desafio e do reconhecimento que granjeia esta formação universitária, respeitada por instituições e empregadores em todo o mundo, Gonçalo é mais um exemplo de sucesso, que ilustra também a vontade e o querer de uma escola que tem marcado a realidade do Ensino Profissional em Portugal, colocando uma elevada percentagem dos seus alunos no ensino superior e sendo a primeira a testemunhar a entrada de alguns dos seus alunos em instituições de reconhecido valor a nível internacional.

Acreditando que exemplos de sucesso como este constroem a nossa identidade e nutrem o nosso desejo de muito mais ainda fazer,

 

            Well done Gonçalo! Hope you have a brilliant future!