Construção da Sé Catedral da Guarda representada em Stop Motion

Ana Martins e Ana Carvalho, alunas do terceiro ano do curso de Técnico de Multimédia da Escola Profissional da Guarda, encontram-se a desenvolver um vídeo, utilizando a técnica Stop Motion, que nos transporta para o processo de edificação da Sé Catedral da Guarda. 
O processo assenta na construção de uma réplica da Sé Catedral da Guarda, na escada de 1/100, acompanhado pelo registo fotográfico dos respetivos momentos. Durante o processo de pós-produção, as imagens são colocadas sequencialmente, proporcionando uma ilusão de movimento. 

A necessidade do registo fotográfico a cada pequena alteração que vai sendo efetuada torna-o, por isso, num projeto significativamente meticuloso, mas que assegura uma divulgação extraordinariamente original e diferente de um monumento que se afigura como o expoente máximo, em termos de história e cultura, no distrito da Guarda.

As alunas, que têm vindo a aplicar de forma exímia os conhecimentos técnicos adquiridos ao longo da sua formação, reconhecem que este projeto é também um importante “documento vivo”, que facilita a interpretação da História da cidade da Guarda, iluminando alguns documentos que foram sendo conservados até aos dias de hoje e que nos permite uma interessante perspetiva pedagógica dos diferentes estilos e influências envolvidos na construção da Catedral da nossa cidade.
Inserido no âmbito da sua Formação em Contexto de Trabalho, esta iniciativa decorre na “Casa da Sé”, em colaboração com o projeto Hereditas.