Carlos Reis e Pilar del Río notabilizam encontro literário na Escola Profissional da Guarda

De Litteris, encontro literário que marca a cidade da Guarda em 2019, apresentou, ao público discente da Escola Profissional da Guarda, Carlos Reis e Pilar del Río.

Numa semana em que se celebra a leitura, continuamos a garantir o merecido enaltecimento à obra de Saramago, no interior deste país, já eternizado na obra do nosso Nobel pela viagem de Salomão, tal como relembrou o Senhor Diretor, Professor João Bento Raimundo, nas suas saudações aos convidados deste encontro.

O presidente da Câmara Municipal da Guarda, Dr. Álvaro dos Santos Amaro, elogiou a relevância destas ilustres personalidades e o seu contributo para a dignificação do universo literário, evidenciando o papel da Escola Profissional da Guarda no enriquecimento cultural deste território.

Carlos Reis, professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, apresentou os “lugares de ficção” que marcam a escrita de Saramago, valorizando uma tarde que reveste de cultura o sentimento de toda uma geração.

Pilar del Río, voz da alma saramaguiana, trouxe a este evento os afetos e as vivências que encontramos para lá do escritor, valorizando o determinante papel de toda esta geração na construção de uma sociedade culturalmente mais rica.

 

Por vós, distintos alunos que connosco percorreis este caminho em busca do conhecimento, continuaremos empenhados em descerrar novos horizontes literários, certos de que uma geração que reconhece o valor dos seus escritores e das suas letras, se assume como o garante de um futuro civilizacional brilhante.