FAQ

Home » FAQ

Qual a oferta formativa disponibilizada pela Escola Profissional da Guarda?

Na Escola Profissional da Guarda estão em funcionamento 5 cursos autorizados pelo Ministério da Educação: Técnico de Manutenção Industrial/Eletromecânica, Técnico Auxiliar de Saúde, Técnico de Multimédia, Técnico de Informática e Técnico de Comunicação – Marketing, Relações Públicas e Publicidade.

Quem se pode candidatar aos cursos da Escola Profissional da Guarda?

Qualquer aluno que tenha concluído o 9º ano de escolaridade ou habilitação equivalente, desde que tenha menos de 20 anos de idade e não tenha concluído o ensino secundário.

Quando pode ser realizada a Candidatura?

As candidaturas podem ser apresentadas em qualquer altura do ano letivo , mas uma vez que as vagas são limitadas, aconselhamos a que a matrícula seja feita logo após a decisão de querer ingressar no curso.

Como me posso candidatar e quais os documentos necessários para materializar a matrícula?

Pode candidatar-se nas instalações da Escola Profissional da Guarda, todos os dias úteis, entre as 09.00 e as 18.00 horas. A candidatura só se tornará efetiva depois de rececionarmos toda a documentação solicitada, de acordo com as instruções fornecidas, bem como o pagamento da respetiva matrícula.

Quais os documentos necessários no momento da matrícula?

Na candidatura terá de entregar os seguintes documentos: Fotocópia do Cartão de Cidadão, declaração vacinal (emitida pelo centro de saúde da área de residência), Certificado de Habilitações, duas fotografias (tipo passe). Se menor de idade é necessária a assinatura do Encarregado de Educação acompanhada da fotocópia do Cartão de Cidadão.

Qual o valor a pagar no momento da matrícula?

Será cobrado o montante de 25 euros no ato da matrícula e renovação da mesma.

Existe lugar ao pagamento de propinas?

Os alunos da escola estão isentos do pagamento de propinas.

Existem provas de seleção?

Os candidatos aos respetivos cursos realizam uma entrevista com um elemento da direção da escola. A entrevista serve, essencialmente, para conhecer o perfil do aluno, as suas motivações, o que o leva a concorrer à escola e a esse curso específico.

Há limites de vagas para cada curso?

O número de vagas para cada curso é limitado, existindo, no máximo, 30 vagas. Serão preenchidas de acordo com a realização das matrículas.

Posso efetuar a matrícula, mesmo sem ter concluído o 9º ano?

Se ainda não tiveres o 9º ano concluído não poderás frequentar a nossa escola. No entanto, poderás efetuar a inscrição de forma a garantir vaga para o ano letivo seguinte.

Quando começam as aulas?

As aulas começam no mês de Setembro e seguem um calendário letivo próprio, publicado anualmente.

Os cursos têm estágio (Formação em Contexto de Trabalho)?

Sim, está previsto no Plano Curricular do curso um estágio com uma duração de 620 horas. A realização do estágio é obrigatória para a conclusão do curso e este é efetuado no 2º ano, 200 horas e no 3º ano 400horas.

O estágio (FCT) é remunerado?

Sendo um estágio curricular, não é remunerado. Neste contexto, o aluno apenas tem direito ao subsídio de alimentação.

Quem organiza e define o meu local de estágio (FCT)?

Tendo em conta os objetivos do curso, é a escola que organiza e planeia todos os estágios (FCT).

Os cursos na Escola Profissional da Guarda preparam-nos para o mercado de trabalho?

Sim. A aprendizagem realizada nestes cursos valoriza o desenvolvimento de competências para o exercício  de uma profissão, em articulação com o setor empresarial.

Com um curso profissional posso candidatar-me ao ensino superior?

No final dos 3 anos de curso o aluno fica com equivalência ao 12º ano de escolaridade, podendo candidatar-se a um curso superior, desde que cumpra os requisitos exigidos pela faculdade que pretende frequentar.

Posso concorrer a todos os cursos do ensino superior?

Podes concorrer a qualquer curso desde que realizes as provas específicas requeridas pelo estabelecimento de ensino.

A escola prepara o meu acesso ao ensino superior?

Enquanto escola profissional, orgulhamo-nos de apresentar uma das mais altas taxas de ingresso no ensino superior. O rigor da formação ministrada e os apoios concedidos pela equipa docente garantem o sucesso nas referidas provas.

Quais as vantagens do ensino profissional?

O ensino profissional possibilita uma formação mais prática, um maior contacto com a realidade económica e empresarial, facilitando, assim, a entrada no mercado de trabalho. No entanto, não é obrigatório que o aluno saia da escola e dê de imediato início a uma carreira profissional. A grande vantagem destes cursos é deixar a porta aberta para vários caminhos. O aluno ao terminar o curso pode, se quiser, ingressar no mercado de trabalho ou pode optar por ingressar num curso superior.